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quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Ano novo, vida nova...

Sei que o ano novo já se passou há alguns dias, mas nada melhor que a data de hoje, início do ano letivo na Rede Estadual de Ensino do Paraná para fazer uma reflexão sobre o ano de 2011. Agora já posso dizer que trabalhei um ano na escola. E afinal, o que aconteceu desse um ano para cá? Foram muitas conquistas, isso eu posso afirmar!
Quando cheguei na Escola Estadual Padre João Wislinski os dois laboratórios de informática estavam desativados e a Biblioteca estava longe de ser um local agrádavel que desperta-se a leitura. Aos poucos fui me inserindo na prática da escola, organizei os laboratórios e a biblioteca.
O próximo passo era instigar o uso da tecnologia na escola, visto que é um espaço pequeno e com boa estrutura, percebi que faltava muito pouco para os professores e alunos desfrutarem. Durante a semana pedagogica busquei me apresentar para os professores, conversar sobre os equipamentos existentes na escola e suas possibilidades de uso. Alguns ficaram  receosos outros esperançosos. Eu estava motivada, tinha um objetivo a se cumprir.
No primeiro trimestre me dediquei aos professores, a ensiná-los como utilizar a TV Multimídia, como criar apresentações, converter vídeos, salvar arquivos, pesquisar recursos, etc.


Poucos foram os que se interessaram pela minha oficina, mas as conversas de corredor e na hora atividade foram suficientes para eu ir me aproximando.
No segundo trimestre eu já estava mais confiante com relação aos alunos, eles já tinham livre acesso ao laboratório de informática para fazer pesquisas no contraturno, os professores passaram a utilizar mais o espaço com as turmas e o site da escola se transformava em um portal, onde todas as disciplinas tinham um espaço para publicar ferramentas educativas.

As professoras de Matemática, Língua Portuguesa e Geografia utilizavam jogos educativos e simuladores para despertar o interesse dos alunos. Essa ação trouxe um resultado satisfatório, pois alguns alunos que eram desinteressados em sala, apresentavam um crescimento surpreendente no laboratório.
Nesse período, realizei minha primeira oficina de artes com as turmas da 7ª série do período da tarde. Trabalhei a escultura na arte grega e a influência na sociedade atual. Essa experiência fazia parte da minha disciplina de Estágio Supervisionado na faculdade. Os alunos adoraram a oficina e o resultado dos trabalhos.
No terceiro trimestre já estava tudo encaminhado, utilizar o laboratório de informática e a TV Multimídia já fazia parte da rotina dos professores. Sendo assim, eu me dediquei a outras oficinas relacionadas a área de artes, como por exemplo a Oficina de Modelagem ofertada durante a semana cultural em parceria com a professora de Artes.
Essa oficina foi um desafio diferente, pois o público alvo era diversificado – 20 alunos de 5ª a 8ª série – com a carga horária de 8h. Nesse contexto, o público da manhã era bem diferente da tarde. Porém, a empolgação era muita.
Durante os dois dias de oficina discutimos a história da arte grega, a origem do barro e sua importância histórica, os processos de modelagem e a cultura popular nordestina. O resultado novamente foi satisfatório.


















Para finalizar o ano com chave de ouro, resolvi unir a arte e a tecnologia em uma oficina de Edição de Imagens utilizando o software livre Gimp, para os alunos da 7ª e 8ª série. Essa foi a primeira experiência na escola, com o uso de blogs. Eu publicava o conteúdo da oficina no blog e os alunos publicavam seus trabalhos e comentavam os trabalhos dos colegas. Aos poucos todo mundo ia entrando no ritmo, aprendendo a pesquisar imagens na internet, verificar a qualidade da imagem, realizar ajustes de tamanho, cor e formato; fazer composições, etc. O resultado dos trabalhos podem ser vistos no blog que continua "no ar": http://gimpnowislinski.blogspot.com/
Portanto, concluo que 2011 o objetivo foi alcançado, os professores do Wislinski passaram a utilizar as tecnologias na sua prática pedagógica. E tenho a certeza que em 2012 irão avançar muito mais, pois a informação não para e nossos alunos estão sedentos por dominá-la.

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